Wednesday, June 07, 2006

O nosso stôr é um ex-militar

Falaram aqui de problemática, de imensos nomes giros que poderiam dizer se tudo o que vomitamos é verdadeiro ou falso - e isso é tão injusto, porque o que eu sinto é verdadeiro quer eles confirmem ou tentem persuadir, ou as teorias por cima dos defuntos da filosofia. E eu que adoro filosofia.
É tão injusto eles criticarem coisas que não lhes sucedem, mas fazem-no e secalhar é por isso que a minha dor no peito tem hoje cura. A ciência é uma cena fodida.
As coisas que Popper não consegue confirmar, encobre Kuhn e o nome de Rousseau aparece à-baila sem se aperceber lá muito bem de onde.
A filosofia assim-assim torna-se medíocre com aulas ridículas, e todos sabem-no, mesmo ele que chuta os nossos nomes como se nos quisesse ver falhar. Principalmente o da Marta, ela tem as boas notas todas, ele sabe-o e quer vê-la desistir da paixão pela obtenção e colecção de boas notas. A filosofia é mesmo assim. Persegue-se o que resta de uma opinião que paira no manto grosso de pensadores falhados, e depois surje a parte em que não interessa o que quer que seja, mas a abolição de matéria suja passa a ser o objectivo. Surge então a luta por um lugar no pedestal da sabedoria. Coisa feia.
E quem não consegue é facilmente confundido com um sem-abrigo cheio de frio, um vagabundo que deambula nas estações de metro abandonadas e grafitadas por outros pensadores, quem nem os há nesta lisboa. O crime passa a palavra de ordem.
Não esbanjam dinheiro, são filósofos.
E a filosofia é fodida.
Também se fala da ciência, do método falsificacionista de Popper, que para mim é extremamente útil em certos casos. O que ele nos chuta é o prescindir da indução e o novo papel dos testes, que ao invés de se revestirem de um sentimento indutivo (lá está), maquilham-se de uma procura relativa de factos que possam refutar uma teoria conjecturada. É tão fixe.
Imagina agora eu refutar a tua estúpida tentativa de me cegares, é bem fodido porque a minha miopia já vai nas 3.0 dioptrias, o que já me faz vacilar nos horrores que te injecto e também é lixado para a força aérea.
Eis porque curto Popper e o seu genial método falsificacionista.
A filosofia é incrédula, treme e não dá muitas respostas. Mas é fixe e fodida.

1 comment:

Mary said...

E tu tiveste bem nessa resposta, sim porque eu sei que isto é uma resposta. E sabes uma coisa? Também és fixe e fodida. EHEH.
Curto de ti M.
Qaqui ou ali. Sempre.
No coração. Prometo.