"O rei insistiu em que encontraria maneira de provar irrefutavelmente que a sua esposa era a mais linda de todas as mulheres.
- Escondo-te no quarto onde dormimos - disse Candaules.
Candaules diz a Gyges que a rainha faz o mesmo todas as noites. Tira a roupa e põe-na numa cadeira junto à porta do quarto. - E do sítio onde estás poderás olhar para ela à vontade.
E naquela noite foi exactamente como o rei lhe tinha dito. Ela vai até à cadeira e tira a roupa peça a peça, até ficar de pé, nua, Gyges vendo-a toda. E, na verdade, era mais bela do que pudera imaginar.
Nesse momento a rainha olhou e viu Gyges escondido na sombra. E , embora não tenha dito nada, estremeceu. No dia seguinte mandou chamar Gyges e interpelou-o. Ao ouvir a sua história disse isto: - ou te submetes à morte por teres olhado aquilo que não devias, ou matas o meu marido que me humilhou, e te tornas rei no seu lugar. Então Gyges mata o rei, casa com a Rainha e governa Lydia durante 28 anos."
"Na guerra, as traições sao infantis comparadas com as traições em tempo de paz. Os novos amantes sao nervosos e ternos. Mas estilhaçam tudo. Porque o coração é um orgão de fogo."
"Meu amor, estou à tua espera. Quanto dura um dia quando está escuro? E uma semana?
O fogo apagou-se, tenho muito frio. Devia arrastar-me até lá fora. Mas haveria o sol. Receio gastar a luz com as pinturas e para escrever estas palavras.
Morremos. Morremos ricos em amantes e tribos, gostos que experimentámos. Corpos que penetrámos e em que nadámos como rios. Medos em que nos escondemos. Como esta maldita gruta. Quero tudo isto marcado no meu corpo.
Nós somos os verdadeiros países. Não as fronteiras marcadas em mapas com os nomes de poderosos homens. Sei que virás e me levarás para o palácio dos ventos. É tudo o que sempre quis. Passear nesse lugar contigo...com amigos. Uma Terra sem mapas.
A lanterna apagou-se e estou a escrever às escuras."
2 comments:
Hey, eu já li isso!
só o 1º, só 1º.
Post a Comment